Onde encontrar dados de finanças e investimentos pessoais

Siga os Números | Pacotes de cobertura | Finanças e investimentos | Onde encontrar dados

Aqui você tem acesso a um banco de sites em que encontrará dados imprescindíveis para a cobertura de finanças e investimentos pessoais. Siga os Números explica o que está disponível em cada um deles – para navegar, use os links abaixo ou o menu do sumário.


Tudo o que tenha a ver com bancos passa, de uma forma ou de outra, pelo Banco Central. É sua função formal assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda nacional e um sistema financeiro sólido e eficiente. Na prática, o BCB controla operações de crédito, fiscaliza instituições financeiras, define a taxa básica de juros, administra as reservas internacionais do país… Seu site tem um mundo de dados importantíssimos para quem cobre finanças e investimentos pessoais.


O bacana de conhecer como funciona o Tesouro Direto – sistema criado pelo Tesouro Nacional para permitir a negociação de títulos públicos por pequenos investidores via internet – é que isso dá uma boa noção de como o governo federal faz para se financiar. Em outras palavras, ajuda a entender os detalhes da dívida pública federal. O site não é dos mais amigáveis, mas os dados necessários para escrever reportagens sobre o assunto estão todos lá!


A bolsa de valores desperta um certo fascínio nos investidores. Costuma ser vista com ares de “cassino” pelos mais incrédulos ou como fonte de riqueza rápida pelos mais sonhadores. Não é nem uma coisa, nem outra – mas, sim, um ambiente importante para empresas captarem os recursos que podem ajudá-las a crescer. Aqui, mostramos os caminhos para conseguir os dados mais usados na cobertura cotidiana do mercado de ações.


A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é o xerife do mercado. Como entidade supervisora, seu papel é disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários. Ah, claro: valores mobiliários são formalmente definidos como títulos ou contratos de investimento coletivo que gerem direito de participação, de parceria ou remuneração, quando ofertados publicamente. São as ações, as debêntures, as cotas de fundos ou clubes de investimento, os derivativos… O site da CVM é um grande baú de dados sobre tudo isso.


Siga adiante:
Banco Central do Brasil (BCB)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s