Conceitos essenciais

Siga os Números | Pacotes de cobertura | Finanças e investimentos | Conceitos essenciais

Vamos ao que interessa. É impossível cobrir finanças e investimentos pessoais sem conhecer minimamente os principais conceitos relacionados a esses dois temas. Aqui, você encontrará uma seleção básica de materiais introdutórios disponibilizados por algumas das instituições mais relevantes do mercado financeiro (Banco Central, BM&FBovespa, Comissão de Valores Mobiliários, Federação Brasileira de Bancos…). Eles foram desenvolvidos para os cidadãos interessados em se informar sobre esses assuntos, e não especificamente para jornalistas. Preste atenção aos termos para começar a entender o que realmente interessa para um investidor. Isso irá ajudá-lo a pensar em pautas no futuro.


  • Para quem estiver começando do zero, conceitos como consumo, poupança, orçamento, planejamento e investimento são apresentados no curso online e gratuito “Educação Financeira para Jovens”, desenvolvido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Para acessá-lo, vá até a página Cursos Online CVM. Na seção “Cursos em Destaque”, o primeiro link à esquerda deve ser o selecionado. Atenção: será preciso cadastrar-se no site para ter acesso ao material. Tudo de graça.

  • O Caderno de Educação Financeira – Gestão de Finanças Pessoais, disponibilizado pelo Banco Central, é outra ferramenta para aprender sobre o assunto. Para os jornalistas, os módulos 3 (“Uso do Crédito e Administração das Dívidas”, na página 25) e 5 (“Poupança e Investimento”, na página 43) são especialmente interessantes. Ali, conceitos como juros, custo efetivo total (CET), rentabilidade, liquidez e risco são todos definidos. Aberto e gratuito, o material tem a vantagem de ser um arquivo PDF descarregável.

  • Quem prefere aprender com vídeos tem no curso Finanças Pessoais e Investimentos em Ações, desenvolvido pela BM&FBovespa em parceria com a Veduca, um grande aliado para entender sobre finanças e investimentos pessoais. Você precisará fazer um cadastro e depois terá acesso ao material gratuitamente. A sugestão é seguir direto para a aula 5 (Entendendo a economia”). O terceiro vídeo é particularmente interessante, porque explica o funcionamento geral do mercado financeiro.

  • Uma  boa noção de quais são as entidades que constituem o sistema financeiro e, principalmente, o mercado de valores mobiliários está disponível no Portal do Investidor. Criado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o site ajuda a esclarecer as peculiaridades do segmento para os iniciantes. Vale a pena gastar (ou investir?) uns minutos na seção Entendendo o Mercado de Valores Mobiliários.

Siga adiante:
Investimentos mais comuns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s