Finanças e investimentos pessoais

Siga os Números | Pacotes de cobertura com dados | Finanças e investimentos

A cobertura de finanças e investimentos pessoais contém a porção de serviços do grande campo do jornalismo econômico. Costuma estar entre as seções lidas com mais atenção pelos cidadãos. No frigir dos ovos, afinal, o que parece ser mais relevante para a vida cotidiana de uma pessoa: o déficit da balança comercial ou o rendimento da poupança, onde a maioria dos brasileiros guarda dinheiro?

Sim, o fato de um país importar mais do que exportar – ou ter déficit na balança comercial – é algo extremamente importante. Quem importa demais produz de menos, e ainda fica na dependência do vaivém da taxa de câmbio. As consequências, no longo prazo, chegam ao desemprego e à recessão. Mas hoje, aqui e agora, uma notícia sobre a mudança no cálculo da rentabilidade da caderneta de poupança possivelmente atrairia muito mais leitores do que um artigo sobre importação e exportação. É o impacto imediato na vida das pessoas – mais especificamente, no bolso delas – que faz a diferença nesse caso.

Por isso, a cobertura de finanças e investimentos pessoais merece dedicação e exige tanta responsabilidade dos jornalistas quanto a de qualquer outro assunto. Não esqueça: pessoas tomam decisões importantes a partir do que leem, veem ou escutam sobre o assunto.

Esse capítulo inicia com o básico: antes de começar a cobrir, é preciso entender de finanças e investimentos pessoais. Por isso, uma lista de materiais introdutórios está disponível na seção Conceitos essenciais. Siga aprendendo sobre o assunto na seção seguinte – Investimentos mais comuns. Há informações sobre aplicações de renda fixa (poupança e títulos públicos), renda variável (ações) e fundos de investimentos. Para, finalmente, começar suas apurações, veja um passo a passo na seção Onde encontrar dados de finanças e investimentos pessoais. Por fim, na seção Para você se inspirar, há uma lista de reportagens sobre o tema (aproveite para treinar suas habilidades com dados tentando encontrar os mesmos que embasaram cada texto). Navegue pelo pacote usando os links abaixo ou o menu do sumário de Siga os Números.


Siga adiante:
Conceitos essenciais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s