Siga os Números | Pacotes de cobertura | Negócios e empresas | Para você se inspirar
Confira aqui uma seleção de reportagens e infográficos com farto uso de dados de empresas. Com o que já aprendeu, você é capaz de reproduzir algumas apurações! Por que não tentar?
Quanto vale um presidente de banco?
O jornal britânico Financial Times faz um levantamento anual dos salários pagos aos principais executivos de bancos europeus e americanos – veja um dos mais recentes aqui. Depois de transformá-lo em reportagem, também mostra todos os dados em gráficos super bacanas. Quem diria que, na média, os presidentes de bancos americanos ganham o dobro dos europeus?
Desafio: Você consegue imaginar como fazer um estudo semelhante ao do FT com os bancos brasileiros? Onde procuraria os dados?
Os conselheiros mais influentes
A reportagem publicada em O Estado de S. Paulo traça um raio-X dos Conselhos de Administração das empresas brasileiras de capital aberto e revela quem são os conselheiros mais influentes, a partir de dados coletados junto a quase 400 companhias. (Confira a reportagem completa no Acervo do Estadão, com esse link e esse.)
Desafio: A apuração se baseou em um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mas você já aprendeu onde encontrar precisamente esses mesmos dados. Lembra?
O ex-império X
O empresário Eike Batista se tornou, na última década, uma das figuras mais conhecidas do mundo corporativo do Brasil. Cheio de promessas mirabolantes, virou um dos homens mais ricos do Brasil – e, em questão de poucos meses, perdeu quase tudo. Em 2017, acabou preso por envolvimento em esquemas de corrupção investigados na Operação Lava-Jato. Ao longo dos anos, foram inúmeras as reportagens sobre o empresário e suas companhias. Muitas dependeram dos números informados pelas empresas ou pela bolsa de valores para sair – dê uma olhada, por exemplo, nesse infográfico publicado em O Globo em 2016.
Desafio: Alguns conceitos explorados por O Globo você aprendeu aqui – é o caso do valor de mercado das companhias. Onde você procuraria dados para fazer uma apuração parecida com essa?