Para você se inspirar

Siga os Números | Pacotes de cobertura | Negócios e empresas | Para você se inspirar

Confira aqui uma seleção de reportagens e infográficos com farto uso de dados de empresas. Com o que já aprendeu, você é capaz de reproduzir algumas apurações! Por que não tentar?


Quanto vale um presidente de banco?

O jornal britânico Financial Times faz um levantamento anual dos salários pagos aos principais executivos de bancos europeus e americanos – veja um dos mais recentes aqui. Depois de transformá-lo em reportagem, também mostra todos os dados em gráficos super bacanas. Quem diria que, na média, os presidentes de bancos americanos ganham o dobro dos europeus?

Desafio: Você consegue imaginar como fazer um estudo semelhante ao do FT com os bancos brasileiros? Onde procuraria os dados?


Os conselheiros mais influentes

A reportagem publicada em O Estado de S. Paulo traça um raio-X dos Conselhos de Administração das empresas brasileiras de capital aberto e revela quem são os conselheiros mais influentes, a partir de dados coletados junto a quase 400 companhias. (Confira a reportagem completa no Acervo do Estadão, com esse link e esse.)

Desafio: A apuração se baseou em um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mas você já aprendeu onde encontrar precisamente esses mesmos dados. Lembra?


O ex-império X

O empresário Eike Batista se tornou, na última década, uma das figuras mais conhecidas do mundo corporativo do Brasil. Cheio de promessas mirabolantes, virou um dos homens mais ricos do Brasil – e, em questão de poucos meses, perdeu quase tudo. Em 2017, acabou preso por envolvimento em esquemas de corrupção investigados na Operação Lava-Jato. Ao longo dos anos, foram inúmeras as reportagens sobre o empresário e suas companhias. Muitas dependeram dos números informados pelas empresas ou pela bolsa de valores para sair – dê uma olhada, por exemplo, nesse infográfico publicado em O Globo em 2016.

Desafio: Alguns conceitos explorados por O Globo você aprendeu aqui – é o caso do valor de mercado das companhias. Onde você procuraria dados para fazer uma apuração parecida com essa?


Siga adiante:
Para terminar: Precisamos falar sobre ética

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s