Onde encontrar dados de negócios e empresas

Siga os Números | Pacotes de cobertura | Negócios e empresas | Onde encontrar dados

Daqui para baixo, você encontra os sites de onde poderá cavar informações sobre as empresas que estiver acompanhando. Em alguns casos, será bem mais fácil achar dados do que em outros. Certas vezes, vai parecer impossível encontrar qualquer migalha de informação. Mas os dados estarão lá, escondidos em algum lugar da internet. Então veja o que preparamos para o nobre momento da apuração de reportagens de negócios:

No site do “Leão” – como costuma ser carinhosamente chamado o fisco brasileiro – será possível confirmar a identidade das empresas que você estiver caçando. O principal número de identificação de uma companhia é o CNPJ, mas antes de tirar conclusões sobre dados que tiver encontrado por aí é preciso ter certeza de que a empresa sobre a qual quer saber é mesmo aquela sobre a qual conseguiu pesquisar.


É nelas que uma nova empresa é registrada. Lá será possível achar alguns dados sobre companhias que não têm obrigação de publicar informações contábeis, por exemplo. É o caso dos contratos sociais, dos nomes dos sócios e da participação de cada um no capital.


Eles foram criados para dar publicidade a atos públicos (como a edição de leis) e outras informações. Mas o fato é que, não raro, dados sobre empresas ficam “escondidos” nos Diários Oficiais. Aqui você verá como utilizá-los para achar o que precisa sobre algumas companhias.


Ah, o site da CVM… É um mundo de informação organizada de maneira nem sempre muito amistosa. Pois, se souber como começar, você encontrará ali toneladas de dados sobre as maiores empresas do Brasil. A gente dá aqui o passo a passo para iniciar suas primeiras análises – com base nos demonstrativos de resultados, fatos relevantes e Formulários de Referência das companhias registradas na autarquia.


Bônus: As próprias empresas são grandes fontes de dados sobre elas mesmas. Na maior parte das vezes, as informações são verdadeiras e confiáveis. Mas podem ter sido escritas ou editadas de forma a valorizar certos aspectos em detrimento de outros – e, bem, aqui seu faro e discernimento jornalístico precisa funcionar. Via de regra, as empresas que divulgam dados corporativos o fazem por meio dos seus sites, em seções intituladas “Sobre” ou “Institucional”. Se estiver falando de uma companhia de capital aberto, a principal fonte de informação é seu site de “Relações com Investidores” (ou RI). Trata-se de páginas desenvolvidas para atender, principalmente, os acionistas (e os candidatos a acionistas) da empresa. Portanto, estão recheadas de dados contábeis e operacionais – muitas vezes disponíveis de maneira mais palatável para os leigos do que nos balanços tradicionais. Quando divulgam seus números trimestrais, por exemplo, as companhias costumam soltar releases de resultados e apresentações pinçando os dados mais relevantes. Aproveite para explorar os sites de RI de empresas bem conhecidas, como Natura, Grendene ou TIM. Quais outros você é capaz de encontrar?


Siga adiante:
Receita Federal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s