Balanços x Demonstrativos

Siga os Números | Pacotes de cobertura | Negócios e empresas | Conceitos essenciais | Balanços x Demonstrativos

Se você quiser saber quanto uma empresa lucrou em 2015, deve procurar essa informação no balanço, certo? Na verdade, não exatamente. O que se convencionou chamar de “balanço” é, de fato, um conjunto de documentos bem extenso. Cada um desses documentos apresenta espécies diferentes de dados – e é preciso conhecer as diferenças para não perder tempo e saber precisamente onde encontrar o que se busca.

Como destaca o livro TOP – Mercado de Valores Mobiliários Brasileiro, “os dados econômicos e financeiros devem ser úteis para orientar decisões de investimento, financiamento e estrutura de capital e decisões de dividendo e retenção de lucros”. O material distingue os principais relatórios e informações contábeis que uma empresa pode (ou deve) divulgar. O resumo abaixo se baseia nele:(1)

Relatório da Administração – Apresenta dados sobre os resultados do exercício, as perspectivas da empresa e outras informações relevantes sobre expansão, seja via investimento ou aquisições de outras companhias.

Relatório de Sustentabilidade – Inclui informações econômicas, ambientais e sociais sobre a empresa.

Balanço Patrimonial – Retrata a situação econômico-financeira da empresa em um determinado momento (em geral, no último dia de um trimestre ou de um ano). É como uma “foto” dos ativos (ou como a empresa aplica os recursos para desenvolver sua atividade) e dos passivos (ou as fontes de financiamento utilizadas pela empresa).

Demonstrativo de Resultados – Representa o fluxo financeiro das atividades da empresa no exercício. É como um “filme” que registra o quanto entrou e o quanto saiu da companhia durante um determinado período (em geral, um trimestre ou um ano). É nesse documento em que se encontram dados sobre as receitas, as despesas e o lucro (ou prejuízo) de uma empresa.

Demonstração do Fluxo de Caixa – Evidencia as transações em um determinado período que levaram a um aumento ou a uma diminuição do caixa de uma empresa (ou seu dinheiro que está disponível com facilidade). É fruto do lucro líquido ajustado pelas atividades operacionais, de investimento e financiamento da companhia.

Demonstrativo de Valor Adicionado – Valor adicionado é um conceito que representa a criação de valor para a empresa e seus agentes econômicos, sob a forma de remuneração do trabalho e do capital e pagamento de impostos. É calculado a partir do faturamento, deduzido o custo dos insumos, mercadorias e serviços adquiridos.

Um parênteses: De todos esses documentos, o balanço patrimonial e os demonstrativos de resultados são os mais utilizados pelos jornalistas de negócios. Por isso, é tão importante entender a diferença entre eles. Então, grave o quadro abaixo na memória!

e-book-pacote-de-negocios-balanco-e-demonstracao
Clique na imagem para abri-la e ver as informações em detalhes (Fonte: TOP – Mercado de Valores Mobiliários Brasileiro)

Para conhecer mais sobre as informações contábeis de uma empresa, não deixe de consultar esses materiais:

  • O Sebrae oferece um curso online gratuito sobre Contabilidade para empresários. Ele é voltado para pequenos empreendedores, público-alvo da instituição. Mas dá uma ideia – bem básica, é verdade – dos principais itens relacionados ao assunto.
  • Alguns dos documentos que mencionamos nessa seção são de publicação obrigatória pelas empresas de capital aberto. Saiba mais sobre o direito à informação dos acionistas de uma companhia neste boletim e neste caderno, ambos preparados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). De quebra, informe-se sobre os documentos a que você poderá ter acesso, com certeza, para fazer suas reportagens sobre negócios e empresas.
  • A obrigatoriedade de divulgação de informações periódicas, como você viu nos materiais do item acima, é algo tão sério que pode render punições às empresas que não a cumprirem. Periodicamente, a CVM publica uma lista com os nomes das companhias que estão atrasadas na publicação de documentos como os demonstrativos de resultados – ou inadimplentes.

Siga adiante:
Receita x Lucro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s